quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Um velho amigo


Sabe aquele amigo que não vê há muito? Sabe quando o reencontro acontece e a pessoa está lá, na sua frente, um tiquinho diferente, mas com os mesmos trejeitos, mesma postura? Pois então. Essa foi minha sensação ao ler o crossover Batman & Spirit (Jeph Loeb e Darwyn Cooke), que já está nas bancas.
Spirit é um personagem charmoso com seus inefáveis terno azulado, gravata vermelha e chapéu. Criação do mestre Will Eisner, o alter-ego de Denny Colt foi um dos primeiros heróis cujos direitos autorais não foram repassados às editoras, o que sempre garantia o caráter autoral das histórias – exceto pelo atendimento a uma exigência do editor: o herói precisava de uma máscara. Tudo isso pra dizer que, mesmo tendo sido produzido por outros desenhistas, Spirit é Will Eisner e vice-versa (já li que até mesmo o rosto do detetive lembra o do seu criador quando jovem).

Com a morte do desenhista já tendo completado três anos, o lançamento da Panini torna-se uma surpresa agradabilíssima! Está tudo lá, a começar pela página splash com o nome do Spirit aparecendo como parte do cenário ou da estrutura narrativa. O recurso é outra assinatura de Eisner e foi muito bem empregado nesta edição! O detetive, em fuga, escala um letreiro gigante com as palavras “Pier Sixt(qualquer coisa)”. Os bandidos atiram e acertam o parafuso que mantém tudo em pé. Por fim, as letras em queda formam o nome ao redor do Spirit que também está despencando. Não podia ser melhor. Não podia ser mais surpreendente... convenhamos que o novo desenhista poderia ter recorrido ao bom e velho outdoor na rua ou algo que o valha!
O post já está grandão e vou parar. De tudo isso, fica:
1 – SPIRIT ESTÁ DE VOLTA NAS BANCAS!
2 – A partir do mês que vêm, se não me engano, a Panini lançará uma minissérie em seis edições do Spirit. Vale conferir.
3 – Parece que saiu algum documentário lá fora sobre o Will Eisner... se quiser me antecipar, passe no que parece ser o site da produção. Aliás, foi de lá que peguei a foto acima!