quinta-feira, novembro 27, 2008

Clipping - Queen no Brasil

7/11/2008 - 03h37
Ao lado de Paul Rodgers, Queen mostra em São Paulo que não perdeu a majestade

Mariana Tramontina
Em São Paulo


Quem pensava que o reinado do Queen havia terminado em 1991, com a morte de Freddie Mercury, pode se preparar para saudar a volta da "Rainha". Foi o que fez o público que esteve no Via Funchal, em São Paulo, nesta quarta-feira (26).

Longe de ter a casa lotada --o local comporta 6.000 pessoas, mas a assessoria de imprensa não tinha o total de público até a madrugada desta quarta--, Queen + Paul Rodgers tocou para fãs fiéis e dispostos a manifestar adoração durante duas horas e meia de show, sem qualquer indício de cansaço.

A incógnita da noite era ver Paul Rodgers ocupando o lugar que já foi de Freddie Mercury. Com um currículo invejável de experiência no palco à frente do Free e do Bad Company, o vocalista mostrou uma postura inteligente: não querer tomar o lugar de ninguém.

Paul vem de outra escola, nada exuberante ou excessiva como a cartilha de Mercury, mas tem carisma de sobra. Ele empresta sua voz às músicas que todos tiram de letra e deixa os holofotes sob os integrantes originais do Queen: o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor.

Agregado à banda, Paul não canta todas as músicas, de um repertório de 27 canções. May e Taylor também protagonizam seus próprios shows, seja assumindo os vocais em temas como "I'm In Love With My Car" e "Under Pressure" ou apresentando solos intermináveis no palco.

Sem John Deacon no baixo, o novo condutor do instrumento é Danny Miranda, ex-Blue Öyster Cult. Ao grupo somam-se ainda Jamie Moses na guitarra e Spike Edney no piano e no acordeon. Cada um com seu ato principal para encenar.

Clichês e reverências
O show é repleto de clichês e vícios de grandiosidade, como uma estrutura de palco imponente com jogos de luzes, um enorme telão e até globo espelhado. A fórmula é certeira para pegar os fãs mais heterogêneos possíveis: de famílias inteiras a cinqüentões e adolescentes.

"Nunca pensei que pudesse ouvir 'Bohemian Rhapsody' ao vivo", disse um fã aos prantos, logo depois de a ópera-rock ser executada e se apresentar como o grande momento da noite, em que Freddie Mercury aparece no telão e sua voz ecoa por toda a casa.

Em "Love of My Life", May deixou a guitarra de lado para brilhar sozinho com um violão a tiracolo. O vocal também era dele, mas o público fez coro do início ao fim. Visivelmente emocionado, o guitarrista agradeceu pelo apoio e foi literalmente reverenciado pela turma do gargarejo.

As obrigatórias "We Will Rock You" e "Radio Ga Ga" ganharam uma eficiente assistência de palmas e braços ao alto. As novas, como "Surf's Up... School's Out", serviram como uma espécie de ponte de descanso para que o público conseguisse continuar até o fim, com o hino "We Are The Champions".

E os fãs de Queen ainda levaram de presente um competente pocket-show do Bad Company/Free, com "Seagull", "Bad Company" e "All Right Now".

O Queen + Paul Rodgers poderia ser um engodo de roqueiros decadentes, dispostos a capitalizar em cima de um passado de glórias, mas se transforma numa banda que parece ainda ser apaixonada pelo rock. E por isso o público fica satisfeito em ver apenas metade da formação original.

Apesar de "God Save The Queen" ter sido executada como música ambiente no encerramento do show, os fãs sabem que, neste caso, Paul Rodgers é quem salvou a "Rainha". Ou o que restou dela.

A turnê, que faz parte do lançamento do álbum "The Cosmos Rocks", continua no Brasil até o final de semana. Nesta quinta-feira (27), a banda volta ao Via Funchal para mais um show. No dia 29, encerram o passeio pelo país no Rio de Janeiro, no HSBC Arena.

Veja as músicas que o Queen + Paul Rodgers tocou em São Paulo:

"Hammer To Fall"
"Tie Your Mother Down"
"Fat Bottomed Girls"
"Another One Bites The Dust"
"I Want It All"
"I Want To Break Free"
"C-lebrity"
"Surf's Up... School's Out"
"Seagull"
"Love Of My Life"
"'39"
"I'm In Love With My Car"
"A Kind Of Magic"
"Say It's Not True"
"Bad Company"
"We Believe"
"Bijou"
"Last Horizon"
"Under Pressure"
"Radio Ga Ga"
"Crazy Little Thing Called Love"
"The Show Must Go On"
"Bohemian Rhapsody"
(bis)
"The Cosmos Rockin'"
"All Right Now"
"We Will Rock You"